segunda-feira, 20 de setembro de 2010

COLOSSO DE RHODES - Rhodes, Grécia

O Colosso, era uma estátua de bronze de Hélios, o deus do Sol, da autoria de um escultor de nome Cares, natural de Lindos, em Rhodes, Grécia.
Iniciada em 302 a.C., a estátua foi possivelmente construída para comemorar o levantamento do cerco de Rodes, sendo a expressão do poder e da riqueza deste estado marítimo.
Colocada na entrada do porto da cidade, erguia-se a 32 metros de altura e durou 12 anos a ser construída.
Segundo algumas gravuras da época, o Colosso de Rhodes, encontrava-se de pé, sobre uma base de mármore branco, na mão esquerda segurava uma lança e na direita uma tocha, que terá servido como farol.
Manteve-se de pé durante 66 anos, até ter ruído devido a um tremor de terra, em 224 ou 223 a.C.
A partir dessa data, a estátua foi deixada em ruínas (segundo alguns, por razões religiosas) durante quase 900 anos, até os Árabes, em 653, tomaram a cidade, tendo os restos sido então vendidos a um mercador judeu que necessitou de 980 camelos para os transportar.


Colosso de Rhodes - Rhodes

Na sua base, encontrava-se inscrito:
"Para ti, Hélios os habitantes de Rhodes Dória ergueram este Colosso, muito alto em direcção ao céu, este Colosso de bronze, quando acalmaram o furioso mar de guerra e enfeitaram a sua terra com os despojos dos seus inimigos; não só sobre o mar, mas também sobre a terra, eles levantaram um esplêndido facho da liberdade, pois estes orgulhosos descendentes da raça de Hércules é concedida a soberania sobre a terra e sobre o mar."

Colosso de Rhodes - Rhodes






Sem comentários:

Enviar um comentário