quinta-feira, 11 de novembro de 2010

FACHO DE ÁRVORE - Árvore, Vila do Conde, Porto, Portugal

Desactivado
Localização - foz de Rio Ave, Árvore, Vila do Conde, Porto, Portugal
Gestão - Direcção de Faróis - Marinha Portuguesa
Função - portuário
Posição - latitude 41º 20`N
             longitude 8º 43`W
Ano de estabelecimento - séc. XVI
Estrutura - construção em cantaria de granito, em forma de pirâmide truncada, mais larga nas bases e estreitando para o topo, revestida de azulejo branco
Altura da estrutura - 6,5 metros
Altitude - 43 metros
Alcance luminoso - 5 milhas
Luz - verde
Característica - F G ...s
Automatizado - ...
Sinal sonoro de nevoeiro - não
Nº nacional - 23 (1955)


Facho de Árvore - Árvore, Vila do Conde, Porto, Portugal
Fotografia: Wikipédia


Possivelmente, seria colocada neste local qualquer fonte luminosa, como o fogo. Daí o nome Facho.


Esta era uma Marca de Enfiamento. Encontra-se desactivada.



1 comentário:

  1. Nas Memórias paroquiais de Árvore, de 1732, o padre Sabastião Negrão escreveu o seguinte: "Serve o Campanario dos sinos desta Igreja de demarcação, ou baliza aos que com mar tempestuoso vem demandar a barra de Azurara, e Vila do Conde, porque vindo do mar alto a caminho de Leste, e emparelhando numa baliza, que está no areal, a que vulgarmente chamão Sinal, com o campanário dos sinos desta Igreja, por mais embravecido, e furioso, que ande o mar, vem seguros por aquelle carreiro, ate descobrirem três marcos, que emparelhados em hum, lhé mostra a terra, pelos quaes se guião caminho do Norte, e aqui hé o mayor perigo, por apanharem os mares as embarcações de través; e fora sem duvida muito mayor, se não tiverão o asylo (abrigo) de huma serraria de pedras a que chamão a parede, que parece a natureza, ou o Author della alli levantou para alivio daquelas aflicções.
    Corre esta serraria de pedra de Norte a Sul, com a mesma barra, um largo tiro de peça desde a Capella, ou Ermida de Nossa Senhora da Guia, até huma pedra a que chamão o Renduso. A menor parte deste rochedo fica descoberta, e fora de agua, e só com as aguas vivas as lava por cima o mar, e a outra parte fica debaixo de agua; porem em tão pouca altura, que se descobrem em baixamar.
    Parece que a natureza em tudo próvida (que defende a vida) quis lançar alli o fundamento, e ali se fizesse um ultimo molhe, que se se fizera, fora a dita barra hum dos melhores portos deste Reyno, pois com as mais furiosas tempestades a popa e com vento Sul, Sudeste e Susueste, podião dentro do molhe ancorar naus de alto bordo.
    No anno de 1733 se mandou, a requerimento do Piloto mór de Azurara, cortar hum grande sobreiro, que estava de fronte a porta principal da Igreja desta Freguesia, por encobrir com as suas ramas o dito campanário, em ordem a ficarem as balizas descobertas."

    ResponderEliminar