quarta-feira, 10 de novembro de 2010

DESCRIPÇÃO DA ENSEADA, ENTRE OS CABOS DA ROCA E ESPICHEL - 1897

"CABO DA ROCA -  é o cabo mais saliente de toda a costa occidental de Portugal, e demora a SW 43/4s. a 35 milhas do Cabo Carvoeiro. É formado pelo extremo oeste da serra de Cintra. Alto e alcantilhado, elevado sobre o nível do mar 170 metros; constitue uma das marcas mais em uso dos pilotos e pescadores. (est I)
Inferiormente é circundado por differentes rochedos que se prolongam para o mar n`uma extensão de 1/2 milha, destacando-se de entre elles a ilhota denominada Pedra da Arca ou Baroeira, rochedo alagado sobre o qual existem 2 metros de agua na baixa-mar de aguas vivas, onde rebenta sempre que haja vaga e que demora por NW 1/2 N do Cabo a cerca de quatro amarras.


Cabo da Roca - Sintra, Lisboa, Portugal
Fotografia: Teresa Reis©


Cabo da Roca - Sintra, Lisboa, Portugal
Fotografia: Teresa Reis©

PHAROL DA ROCA - sobre o cabo está construído o edificio onde se acha installado o pharol electrico de primeira ordem, mostrando uma luz branca scintillante com clarões tambem brancos de 2/3 de segundo de duração, ou dezasete clarões no intervallo de um minuto. A sua elevação sobre o nivel do mar é de 162 metros e 19,5 metros sobre o terreno, sendo vísivel em boas circunstancias a uma distancia comprehendida entre 28 a 30 milhas n`um sector de 235º.
A torre do pharol tem a forma quadrangullar truncada e assenta sobre o edificio, onde se acham installadas a machinas motoras; é pintado de branco bem como a lanterna, cuja cupula esta pintada de cinzento. (¹)

Signal sonoro - ligada á face oeste do edificio, podendo girar n`um angulo de proximamente 270º sobre uma plataforma circular de alvenaria munida de trilhos, está, montada a trombeta do signal sonoro de 4,5 metros de comprimento, que em occasiões de nevoeiro produz fortes sons de 15 segundos de duração em cada intervallo de 1 minuto, os quaes poderam ser ouvidos em boas condições de tempo a 6 milhas de distancia.

       Latitude 38º 46`49`` N
       Longitude 9º 29`46``W. GW


(¹) Quando se der avaria, funccionará então um candieiro mechanico de tres torcidas alimentado a petroleo, cuja luz tem o alcance de 19 milhas approximadamente."

Farol do Cabo da Roca - Cabo da Roca, Sintra, Lisboa, Portugal
Fotografia: Teresa Reis©




Fonte: "Descripção da Costa de Portugal entre o Cabo da Roca e do Espichel e Instruções para a Entrada e Saída do Porto de Lisboa"
          Manuel Maria Nunes de Carvalho
          Imprensa Nacional, Lisboa
          1897













Sem comentários:

Enviar um comentário